O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) realizou, no fim de semana, um mutirão de cirurgias de reconstrução mamária. A iniciativa integra a campanha “A cor da esperança é rosa”, lançada pelo Governo do Estado com o objetivo de reduzir a fila de espera em Santa Catarina.
O HUST é um dos dez hospitais habilitados para o procedimento, garantido por lei às mulheres que passaram pela mastectomia em decorrência do câncer. Das 21 pacientes direcionadas a Joaçaba por meio da Central de Regulação do Estado, cinco foram submetidas a cirurgia no sábado (21).
— As primeiras reconstruções foram realizadas pelos médicos mastologistas Doutor Júlio Cesar Egger, Doutora Isis Fernandes de Macedo Egger e Doutor Márcio Tomasi e ocorreram como o esperado. As mulheres, de São Bento do Sul, Barra Velha e Joinville, tiveram alta no dia seguinte à operação — ressalta a gerente hospitalar do HUST, Marisa Langer.
Conforme Marisa, as demais cirurgias serão agendadas de acordo com a aptidão das pacientes. Algumas ainda aguardam a consulta ou uma nova avaliação pré-operatória diante da necessidade de cumprir alguns requisitos, como perder peso. Das contempladas pelo mutirão da Secretaria de Estado da Saúde, a maioria espera o procedimento há mais de cinco anos.
Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário