sexta-feira, 26 de junho de 2026

Fim de semana marcado por mudanças no tempo em SC















Após um período de tempo estável, a partir deste fim de semana a chuva retorna a todas as regiões de Santa Catarina e o frio mais intenso perde força. 

Na sexta-feira (26), o sol segue predominando no estado e a mudança nesse padrão é esperada a partir do sábado (27), com a atuação de uma baixa pressão atmosférica. Esse sistema favorece condições para temporais isolados entre a tarde e à noite, sobretudo em áreas do Grande Oeste e do norte do estado. 

No entanto, a chuva e os temporais ganham força no domingo (28), com a aproximação de uma frente fria. A tendência é que as instabilidades mais intensas fiquem restritas às áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. 

Entre o domingo (28) e a segunda-feira (29), a frente fria deve se deslocar lentamente, com incertezas sobre a posição em que esse sistema ficará estacionado. Caso permaneça mais ao sul, sobre o Rio Grande do Sul, os acumulados de chuva em Santa Catarina tendem a ser menores. Por outro lado, se o sistema se posicionar sobre o estado, os volumes de chuva podem aumentar de forma significativa nas regiões do Oeste catarinense, com acumulados que podem marcar entre 100 e 150mm, com valores pontualmente maiores. 

Por conta da chuva volumosa, na região do Extremo-Oeste, Oeste, Meio Oeste e parte dos planaltos, há risco alto para ocorrências associadas à chuva intensa, como alagamentos e enxurradas, especialmente onde a chuva persistir por mais tempo. Nas demais áreas, entre o Vale do Itajaí e regiões litorâneas, os acumulados de precipitação não sobem tanto, com risco baixo a moderado para transtornos. 

A instabilidade continua em todo o estado no início da próxima semana. Entre o Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte a chuva segue persistente na segunda-feira (29) e avança para as demais regiões no decorrer da terça (30).

A Defesa Civil de Santa Catarina segue monitorando continuamente a evolução desse cenário e irá realizar a atualização das previsões e dos avisos meteorológicos à medida que houver maior definição sobre a posição da frente fria. 


FRIO PERMANECE DURANTE AS MANHÃS

Com a chegada da chuva, o frio mais intenso, observado nesta última semana, perde força no estado. Durante as manhãs ainda são esperadas temperaturas baixas no fim de semana, mas as tardes tendem a ser mais amenas. 

No sábado, são esperadas mínimas entre 8 e 12°C na maioria das áreas, com valores menores nas áreas serranas. À tarde, antes da instabilidade os termômetros sobem, principalmente no Oeste catarinense, onde os termômetros superam os 20°C. 

Já durante o domingo, com o tempo fechado, as temperaturas variam pouco ao longo do dia. Durante a manhã, as mínimas ficam entre 12 e 15°C e as máximas permanecem na casa dos 20°C pelo estado. A exceção fica para o Planalto Sul, onde os termômetros não ultrapassam os 15°C.

Fonte: Defesa Civil SC

Quatro das cinco novas viaturas destinadas ao 11º BBM já reforçam atendimento no Meio-Oeste












O 11º Batalhão de Bombeiros Militar (11º BBM) já começou a receber as novas viaturas que fazem parte da maior renovação de frota da história do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Das cinco viaturas destinadas à área de atuação do batalhão, quatro já estão nas unidades contempladas.

Foram entregues três caminhões Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTR), destinados aos municípios de Água Doce, Catanduvas e Capinzal, além de um Auto Tanque (AT), que ficará sediado em Joaçaba. A quinta viatura, também um ABTR para Joaçaba, deve ser entregue nos próximos dias.












A renovação integra o investimento do Governo de Santa Catarina, que adquiriu 56 novos caminhões para o CBMSC, na maior entrega de frota pesada já realizada pela corporação. Ao todo, serão distribuídos 42 caminhões do tipo ABTR e 14 Auto Tanque (AT), beneficiando quartéis de 49 municípios catarinenses e ampliando a capacidade de atendimento em diversas regiões do estado.

Os novos veículos contam com transmissão automática, tecnologia embarcada, sistemas eletrônicos de monitoramento e maior capacidade operacional, proporcionando mais agilidade e segurança nas ocorrências de combate a incêndios, resgates e salvamentos. A distribuição das viaturas levou em consideração critérios técnicos, como a idade da frota, a demanda operacional e o crescimento das cidades atendidas.















Segundo o comandante do 11º BBM, tenente-coronel BM Ilton Schpil, a chegada das novas viaturas representa um importante avanço para a estrutura operacional do batalhão, responsável pelo atendimento de 24 municípios do Meio-Oeste catarinense. Conforme o comandante, a modernização da frota fortalece a capacidade de resposta das equipes e garante mais segurança tanto para a população quanto para os bombeiros militares e comunitários que atuam diariamente nas mais diversas ocorrências.



terça-feira, 23 de junho de 2026

Colisão entre dois veículos deixa quatro feridos na BR-282, em Vargem Bonita

Foto: Corpo de Bombeiros














Um acidente de trânsito envolvendo dois automóveis foi registrado por volta das 18h50 desta terça-feira (23), na BR-282, em Vargem Bonita, nas proximidades de uma curva antes do trecho conhecido como antigo asfalto quebrado. A ocorrência mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Catanduvas, com as viaturas ASU-522 e ABTR-178.

De acordo com os bombeiros, a colisão envolveu um VW Gol preto e um Fiat Argo prata, ambos com placas Mercosul. Quando as guarnições chegaram ao local, a Polícia Militar já realizava a sinalização e o controle do trânsito.

As quatro vítimas já estavam fora dos veículos. No VW Gol estavam dois homens, motorista e passageiro, ambos maiores de idade, conscientes e orientados. Eles receberam atendimento pré-hospitalar, foram imobilizados com maca rígida e colar cervical pela equipe da ASU-522 e, posteriormente, repassados ao SAMU de Catanduvas, que os encaminhou ao Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST).

No Fiat Argo também estavam duas pessoas: um homem e uma mulher, ambos maiores de idade. As vítimas estavam conscientes e orientadas e receberam os mesmos procedimentos de atendimento e imobilização. O motorista foi encaminhado ao HUST por uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde de Vargem Bonita, enquanto a passageira foi conduzida ao hospital pela equipe da ASU-522.

Após a retirada dos veículos da pista, a guarnição da ABTR-178 realizou a limpeza do local. A ocorrência ficou aos cuidados da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Fonte: Corpo de Bombeiros

Vereador pede explicações sobre vagas no centro de Catanduvas















Pensando na mobilidade e no acesso ao comércio no centro de Catanduvas, o vereador Marcello Andrades apresentou um pedido de informações sobre as obras previstas para trechos da Rua Felipe Schmidt.

O documento questiona por que não será realizada a revitalização e ampliação dos estacionamentos em frente ao Edifício Magnabosco e à agência da Caixa Econômica Federal, dois pontos que concentram grande movimento de veículos e pedestres ao longo do dia.

Além disso, Marcello Andrades solicita informações sobre a existência de estudos técnicos que embasaram a decisão, bem como detalhes sobre possíveis obras previstas para esses locais. O pedido também busca esclarecer se há planejamento para revitalização do pavimento e das calçadas, além de um cronograma para execução das melhorias.

Outro ponto levantado pelo vereador é a possibilidade de ampliação futura das vagas de estacionamento nesses trechos, medida que poderia facilitar o acesso da população aos serviços e fortalecer as atividades comerciais da região central.

Na justificativa, Marcello Andrades destaca que a Rua Felipe Schmidt é uma das áreas mais movimentadas do município e que investimentos em infraestrutura e organização do trânsito podem contribuir para a segurança, a mobilidade urbana e o atendimento das demandas da comunidade.


Vereadores pedem dados sobre coberturas e energia solar nas escolas

Imagem: ilustrativa / Freepik













Do pátio das escolas aos painéis solares instalados nas unidades de ensino, uma série de investimentos na estrutura educacional de Catanduvas está no centro de um novo pedido apresentado na Câmara de Vereadores.

Os vereadores Marcello Andrades, Marcelo Bandeira, Gerson (Mano) Magnabosco e Ivacir (Fio) Moreira solicitaram ao Poder Executivo informações detalhadas sobre as coberturas dos pátios escolares, dos ginásios municipais e o funcionamento dos sistemas de geração de energia solar instalados nas escolas.

O pedido busca esclarecer quais unidades já receberam melhorias, quais problemas foram solucionados e se existe cronograma para as obras ainda pendentes. Os parlamentares também querem saber se há projetos em elaboração, recursos garantidos e os investimentos previstos para ampliar as coberturas dos espaços utilizados por estudantes e pela comunidade.

Outro ponto abordado diz respeito à energia solar. O grupo solicita informações sobre quais escolas possuem sistemas instalados, se os equipamentos estão em pleno funcionamento e qual a economia gerada aos cofres públicos desde a implantação. Também foi pedido o cronograma de manutenção preventiva e corretiva das estruturas.

No documento, Marcello Andrades, Marcelo Bandeira, Gerson (Mano) Magnabosco e Ivacir (Fio) Moreira destacam que o acompanhamento das obras e dos investimentos é importante para garantir melhores condições de uso dos espaços escolares e esportivos, além de assegurar a eficiência dos sistemas de geração de energia.


Governo de SC e Celesc atingem a meta de 1.000 quilômetros de rede trifásica, inauguram subestação em Treze Tílias e anunciam investimentos no Meio-Oeste

Fotos: Leo Munhoz / SECOM/GOVSC













O Governo de Santa Catarina, por meio da Celesc, entregou oficialmente um dos maiores pacotes de obras de infraestrutura energética da história de Santa Catarina. Com aporte de R$ 93 milhões para a região de Treze Tílias, foram inauguradas uma subestação de energia e duas linhas de distribuição. As melhorias atendem a uma demanda antiga da indústria Tirol, que agora tem mais segurança energética para expandir sua produção de laticínios e gerar 100 vagas de emprego. A Subestação Catanduvas também teve sua capacidade ampliada. 

“Com estas obras, Santa Catarina elimina gargalos históricos e garante energia forte e estável para as próximas décadas tanto para as famílias que vivem aqui quanto para a expansão das indústrias e do agronegócio. É mais desenvolvimento em todas as regiões do estado”, destaca o governador Jorginho Mello.












No mesmo ato oficial, foi anunciada a construção de uma nova linha de distribuição que também partirá da subestação recém-inaugurada para atender a indústria de Baterias Pioneiro.

Os investimentos integram o Plano de Desenvolvimento Energético para a Indústria Catarinense, iniciativa lançada em 2023, que investe R$ 404 milhões em obras para ampliar o fornecimento de energia elétrica e o setor produtivo poder expandir negócios. Destes recursos, R$ 325 milhões são do Governo do Estado e R$ 79 milhões da Celesc. A expectativa é de que a ação gere mais de 14 mil empregos diretos e indiretos em todo o estado e destrave um investimento de R$ 4 bilhões por parte das indústrias contempladas, que aguardavam há anos por essas melhorias na infraestrutura energética.


Meta de 1.000 quilômetros de Rede Trifásica é atingida












Nesta ação, o governo Jorginho Mello celebra o cumprimento de uma  importante meta do Plano de Governo: o marco histórico da expansão em 1.000 quilômetros de rede trifásica em todo o estado, pelo Programa de Energia Trifásica Rural — iniciativa que já beneficia mais de 100 mil catarinenses com um investimento de R$ 155 milhões.

O governador Jorginho Mello destacou que a infraestrutura é um dos principais fatores do crescimento socioeconômico. “Santa Catarina cresce porque investimos no que é essencial. Energia forte é a base para o nosso agricultor produzir mais com tecnologia, permanecer na terra com qualidade de vida e para a nossa indústria ampliar suas fábricas. Ver um empreendimento desse porte em Treze Tílias, gerando novos empregos e, ao mesmo tempo, celebrar a conquista de mais um golaço: 1.000 quilômetros de rede trifásica rural são a prova de que honramos mais um compromisso assumido com Santa Catarina”, afirmou o governador.

A ação se reflete diretamente na competitividade do agronegócio, substituindo redes antigas monofásicas por uma estrutura capaz de suportar as demandas da produção moderna.

Na rotina das propriedades nas regiões Oeste, Planalto Serrano e Alto Vale, a nova rede trifásica soluciona problemas históricos, como a fraqueza de energia que causava a queima de motores e a perda de mercadorias. “Temos muito a comemorar, pois esta é uma mudança de paradigma para o agronegócio catarinense! Com o sistema estabilizado, os produtores rurais ganharam segurança para automatizar processos e expandir seus negócios, garantindo o funcionamento contínuo de resfriadores de leite, galpões climatizados e sistemas de estocagem de frutas sem o risco de interrupções acidentais”, explica o presidente da Celesc, Edson Moritz.


Crescimento econômico: infraestrutura viabiliza expansão industrial e novos empregos












Dos R$ 93 milhões investidos na nova estrutura de alta tensão, cerca de R$ 56,3 milhões são do Governo do Estado e R$ 36,5 milhões de recursos próprios da Celesc. “Com estas obras a meta determinada pelo governador Jorginho Mello para sanar as necessidades de uma região que aguardava há quase 20 anos por condições de desenvolvimento e geração de emprego foi atingida, viabilizada por um sistema elétrico que agora está mais robusto, estável e com maior capacidade de manobra, eliminando oscilações e quedas repentinas”, disse o diretor de Engenharia e Obras da Celesc, Cláudio Varella.

A nova Subestação (SE) Treze Tílias atende diretamente a mais de 8,7 mil unidades consumidoras e conta com um transformador de 26 MVA (Megavolt-Ampere), podendo ser ampliada para até 120 MVA, eliminando oscilações na rede elétrica local.

“A engenharia do projeto inaugurado envolveu uma logística de grande porte, compreendendo a construção de 29,6 quilômetros de uma linha de distribuição de energia de 138kV para conectar a nova SE à Subestação de Catanduvas. Neste mesmo pacote, outra linha de distribuição de alta tensão, com 3,6 quilômetros de extensão, foi construída para conectar a SE Treze Tílias e a unidade industrial da Laticínios Tirol, movimento que permitirá a criação de cerca de 100 novos empregos diretos, fortalecendo o desenvolvimento social do município”, relatou Varella.


Mais obras

Com este mesmo intuito, na ocasião também foi assinada a autorização para a construção de uma linha de distribuição de 138kV para ligar a nova subestação à empresa Baterias Pioneiro. Para construir este empreendimento, no próximo dia 30 de junho os interessados poderão se inscrever no site da Celesc e participar de um pregão eletrônico.

A expectativa é de que o contrato com a empresa vencedora da concorrência seja assinado no segundo semestre de 2026 e de que a obra seja entregue no período de um ano, a partir dessa assinatura.


Investimento recorde

O Governo do Estado, por meio da Celesc, executa, no período de 2023 a 2026, o maior plano de investimentos da história da companhia, hoje com valor previsto superior a R$ 5 bilhões, voltado à ampliação da capacidade do sistema elétrico, ao fortalecimento da infraestrutura e ao desenvolvimento de todas as regiões de Santa Catarina.

Fonte: SECOM GOV SC

Câmara aprova mudanças em incentivos para produtores rurais















Quem vive do campo sabe que até pequenos incentivos podem fazer diferença na produção. Pensando nisso, a Câmara de Catanduvas aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 111/2026, que atualiza regras voltadas aos produtores rurais e amplia o acesso a benefícios relacionados à agricultura e à pecuária.

A proposta altera critérios para a concessão de sementes forrageiras e também atualiza regras relacionadas à utilização de máquinas e equipamentos públicos nas propriedades rurais. Entre as mudanças está a possibilidade de parcelamento dos serviços prestados pelo município em até dez vezes.

Durante a tramitação, os vereadores apresentaram uma emenda modificativa ao texto original. A alteração garantiu que produtores com movimentação inferior a R$ 5 mil em notas fiscais também possam receber incentivo para aquisição de sementes, utilizando como base um percentual do valor emitido. A medida busca atender os pequenos produtores e ampliar o alcance do programa.

O projeto também mantém a concessão anual de sementes para propriedades com maior movimentação econômica e estabelece critérios para os serviços gratuitos e remunerados realizados com máquinas públicas, tanto para produtores rurais quanto para famílias da área urbana.


Fim de semana marcado por mudanças no tempo em SC

Após um período de tempo estável, a partir deste fim de semana a chuva retorna a todas as regiões de Santa Catarina e o frio mais intenso pe...