(Foto: Reprodução/Internet) |
A previsão para o próximo trimestre (dezembro de 2021 e janeiro e fevereiro de 2022) é que a chuva fique dentro do normal para o centro-leste e abaixo da média para o oeste catarinense. O mês de dezembro, em especial, deve ser marcado por chuva irregular e mal distribuída, com volumes abaixo de todas as regiões. Por conta dos temporais típicos da estação de verão, podem ocorrer volumes altos em curto espaço de tempo.
Destacam-se os meses de janeiro e fevereiro, com previsão de chuva dentro a acima da média climatológica no Litoral e Vale do Itajaí. Sendo um dos meses mais chuvosos, a média de janeiro é de 250 mm entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. Relembra-se que o início do ano de 2021 foi marcado por chuva frequente e volumosa devido a eventos de circulação marítima, com acumulados registrados que ultrapassaram os 400 mm em Florianópolis. Por conta disso, foram observados deslizamentos, alagamentos e enxurradas.
Com relação a temperatura, é esperado que fique acima da média no trimestre.
A temperatura das águas do Pacífico Equatorial continuam baixas, mantendo o fenômeno La Niña até pelo menos o início do Outono/22.
Fonte: Defesa Civil SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário