quarta-feira, 31 de maio de 2023

Clima esperado para os meses de junho, julho e agosto de 2023: previsão e riscos associados


O que ocorre tipicamente neste período?

O trimestre de Junho, Julho e Agosto encerra a estação do outono e dá início ao inverno no Hemisfério Sul. De acordo com a climatologia, a chuva média nesses meses é a menor do ano em Santa Catarina, sobretudo nas áreas litorâneas, Vale do Itajaí e norte do estado, com valores mensais variando de 90 a 130 mm. Já nas cidades do Grande Oeste e Planalto Sul, a precipitação oscila de 110 a 180 mm.


Um evento de El Niño irá se configurar?

Com as águas do oceano Pacífico Equatorial mais aquecidas, prevê-se a configuração de um evento de El Niño durante o inverno, com intensidade moderada a forte.


Como fica a chuva no trimestre?

De maneira geral, as chuvas devem ficar mais frequentes ao longo deste período. Assim, a previsão indica chuva dentro da média climatológica para o trimestre. Em relação a cada mês individualmente, prevê-se que em Junho a precipitação fique dentro dos valores normais climatológicos para todo estado. Já nos meses de Julho e Agosto, a tendência é de chuva dentro a acima da média. Nestes meses, o fenômeno El Niño já poderá influenciar no regime da precipitação em Santa Catarina.


Como fica a temperatura no trimestre?

Em relação as temperaturas, espera-se um inverno com temperaturas na média a acima da normal climatológica para toda Santa Catarina. E por isso, a previsão é de menos massas de ar frio atuando no estado. Porém, isto não exclui a chance de episódios de frio intenso, com ocorrência de geadas e precipitação invernal. É importante ressaltar que os eventos de frio devem ocorrer, mas não serão duradouros.


Previsão de riscos no período

- Tendência que a estiagem no Grande Oeste seja amenizada e até revertida nos próximos meses

- Há chance de eventos de chuva volumosa, com risco para inundações, enxurradas e deslizamentos

- Episódios de frio intenso, com registro de temperaturas negativas e congelamento de pistas. Ressalta-se a atenção com a população mais vulnerável (idosos, crianças, enfermos, moradores de rua) e animais domésticos. Mantenha-se aquecido e beba bastante água.

- Danos provocados por eventos de agitação marítima e ressaca devem ser menos frequentes em relação a um inverno típico

- Nevoeiros se tornam mais comuns, com risco para trânsito e navegação.


Texto: Ana Luiza Dors Wilke, Victor Meireles e Caio Guerra

Foto: Corpo de Bombeiros

terça-feira, 30 de maio de 2023

Joaçaba Futsal é superado pelo Tubarão pela Série Ouro do Catarinense












Pela quarta rodada da Série Ouro do Campeonato Catarinense, o Joaçaba Futsal recebeu o Tubarão na noite desta terça-feira (30), no Centro de Eventos da Unoesc. O resultado foi de 4 a 1 para o adversário. O gol do time da casa foi marcado por Juninho.

Foi a primeira derrota da equipe comandada pelo técnico Vandré da Costa na competição estadual. Com o resultado, o Joaçaba permanece com sete pontos, na terceira posição da tabela de classificação.

As atenções se voltam à Liga Nacional. No sábado (3), às 18h30, novamente com o apoio da torcida no Centro de Eventos da Unoesc, o Joaçaba Futsal enfrenta o paulista Taubaté pela nona rodada da LNF.

Os ingressos antecipados para o próximo confronto podem ser adquiridos nos pontos de venda Mega Capas e Voga Magazine. Os interessados também podem comprar pelo site: https://linktr.ee/joacabafutsal

Mayelle Hall - Comunicação Joaçaba Futsal

Vereadores solicitam informações sobre dados demográficos e atendimentos na área da saúde



















Os vereadores Elizete Cardoso da Silva e André (Deco) Atz apresentaram pedidos à Administração Municipal para obter informações relevantes sobre a população idosa e o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Os requerimentos têm como objetivo embasar a fiscalização e acompanhamento dos serviços prestados à comunidade.

No primeiro pedido, os vereadores buscam informações sobre a população idosa de Catanduvas. Eles solicitam dados sobre o número atual de idosos no município, quantos são pacientes domiciliados e quantos estão na fila de espera para Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) ou Casa do Idoso. A justificativa para essa solicitação reside no poder-dever de fiscalização inerente ao cargo de vereador, permitindo um acompanhamento mais preciso das necessidades e demandas da população idosa.

“Fizemos uma visita uns dias atrás no Residencial Nossa Senhora de Fátima, em Erval Velho. Estava presente a Assessora da Casa Civil, Monalisa Ruaro, mais o jurídico da Casa. Analisamos lá e vimos que a demanda está grande. Eles possuem 36 leitos e todos estão ocupados. Eles estão com uma construção em andamento, mas precisam de recursos. Já tiveram uma reunião com os prefeitos da AMMOC e ficou desses prefeitos analisarem. Nós aqui da Casa estamos fazendo um estudo para verificar o que podemos fazer. Há idosos acamados que estão esperando uma vaga”, disse a vereadora Elizete.

“Queremos ter noção da demanda do Município nessa questão e se existe uma fila de espera hoje para idosos serem encaminhados para lá. Com base nisso, vamos analisar a possibilidade de destinarmos parte das emendas parlamentares para essa instituição de Erval Velho. Precisamos de amparo jurídico e demanda específica do Município para que possamos destinar essa verba”, concluiu o vereador Deco.

Já no segundo pedido, os vereadores apresentaram um pedido de informação sobre o número de pacientes atendidos nas UBS do município, tanto no período matutino quanto no vespertino. Além disso, solicitam que a Administração Municipal encaminhe a lei ou Portaria que regulamenta o número de atendimentos nessas unidades. O objetivo desse requerimento é fornecer subsídios para o acompanhamento da qualidade e eficiência dos serviços de saúde oferecidos à população de Catanduvas.

“Estamos pedindo algo que somos cobrados da população. Tenho áudios e mensagens das pessoas reclamando que precisam ir de madrugada para tirar ficha e fazer agendamento. Só queremos verificar e saber com a Secretaria de Saúde no que podemos ajudar. Não estamos aqui falando ou criticando as equipes de atenção básica. Inclusive, as vezes passo nas unidades e sei que os médicos de todas as ESFs atendem bem mais que as doze fichas”, explicou a vereadora Elizete.

Ambos os pedidos têm como fundamento o poder-dever de fiscalização inerente aos vereadores, que têm a responsabilidade de zelar pelos interesses dos cidadãos e garantir a transparência na gestão pública. A obtenção dessas informações permitirá uma análise mais precisa da situação e contribuirá para a implementação de ações e melhorias que atendam às necessidades da comunidade.

Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa

Vereador Shazan propõe aquisição de imóvel para novo Distrito Industrial em Catanduvas
















O vereador Odair (Shazan) Gabrielli apresentou uma indicação ao Poder Executivo solicitando a aquisição de um imóvel destinado à instalação do Distrito Industrial 4 em Catanduvas. A proposta tem como objetivo promover o crescimento econômico, a geração de renda fiscal e o desenvolvimento do município, permitindo investimentos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população.

O pedido do vereador Shazan baseia-se na necessidade de expandir as oportunidades de negócios e fortalecer o setor industrial local. A criação de um novo Distrito Industrial proporcionará a atração de empresas, o aumento da oferta de empregos e o estímulo ao empreendedorismo na região.

A justificativa para essa indicação está pautada no potencial de crescimento econômico que a instalação de um Distrito Industrial traz consigo. Além de impulsionar a atividade industrial, a medida contribuirá para o aumento da arrecadação fiscal e a geração de riqueza para o município. Com recursos provenientes desse desenvolvimento, será possível realizar investimentos em áreas como infraestrutura, educação, saúde e segurança, resultando em uma melhoria significativa na qualidade de vida da população catanduvense.

“Precisamos destinar um recurso especial para compra de terrenos. Esse distrito geraria riqueza para o Município, renda para os nossos moradores, qualidade de vida e mais. Sem contar o desenvolvimento do Município e da região. Eu trabalho em Jaborá e escuto muito as pessoas de lá dizendo que vão para Catanduvas comprar alguma coisa. Nossa cidade está se colocando na região como um polo e não podemos perder essa chance de melhorar ainda mais esse movimento. O jeito de crescer é criando oportunidades para empresas virem para o nosso Município e o cidadão não ter que sair e ir em outro município para trabalhar”, disse o vereador Shazan. 

Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa


Vereadora Elizete solicita informações sobre estudo de aquisição e instalação de lombadas ecológicas














A vereadora Elizete Cardoso da Silva apresentou um pedido ao Poder Executivo para que seja informado se foi realizado um estudo, em parceria com a Orcatran, sobre a possibilidade de adquirir e instalar lombadas ecológicas no município. A solicitação foi feita com base em uma indicação previamente apresentada por vereadores da Casa Legislativa.

A iniciativa da vereadora visa atender às demandas dos munícipes, que têm expressado preocupação com a segurança dos pedestres e solicitado a implantação de redutores de velocidade. Diante desse contexto, Elizete Cardoso da Silva busca informações junto ao Executivo sobre as lombadas ecológicas, considerando que outros municípios da região já estão utilizando esse tipo de dispositivo.

As lombadas ecológicas são de fácil instalação e remoção, além de possuírem um custo de aquisição reduzido. Essa característica torna essa opção uma alternativa viável e eficiente para garantir a segurança no trânsito e atender às necessidades da comunidade local.

“Fizemos esse pedido, eu e outros vereadores da Casa, e estamos sendo cobrados. As pessoas colocam sobre a questão segurança e quero saber o motivo de não ter sido estudado ainda. Pelo que vi, esses pedidos são feitos desde 2021. Faz mais de dois anos e até agora não veio nada. Conversamos com o pessoal da Orcatran, eles gostaram da ideia, ficaram de analisar, mas até agora não recebemos nada”, disse a vereadora Elizete.

A vereadora destaca a importância de obter esclarecimentos por parte do Poder Executivo sobre a viabilidade dessa solução e a possibilidade de sua implementação em Catanduvas. A divulgação dessas informações será fundamental para orientar as futuras ações e decisões do legislativo, visando sempre o bem-estar e a segurança dos cidadãos.

Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa


Funerária Catanduvas / Nota de Pesar

















A Funerária Catanduvas e as famílias Arruda e Bortolon, com pesar, comunicam o falecimento de Vera Lúcia Arruda Bortolon, 74 anos, ocorrido por volta das 15h30 desta terça-feira (30) em sua residência. 












O corpo será velado na Capela Mortuária de Catanduvas. Celebração de despedida às 16 horas desta quarta-feira e logo após, sepultamento no Cemitério Municipal.

Nossos sentimentos aos familiares.

Aeroporto Santa Terezinha passará a ter voos noturnos em junho















O Aeroporto Santa Terezinha está se preparando para iniciar operações de voos noturnos a partir do dia 7 de junho. Nesta semana, os técnicos da empresa americana responsável pela fabricação dos equipamentos eletrônicos concluíram a instalação dos RCC (Reguladores de Corrente Contínua), além das placas luminosas de sinalização horizontal e um sistema completo de luzes. Essas novas instalações permitirão que o aeroporto funcione em regime “full time”, ou seja, 24 horas por dia.





























A Administração Municipal enviará ainda esta semana um relatório detalhado sobre as conformidades dos equipamentos para a Secretaria de Infraestrutura do Estado para dar início aos trâmites de homologação junto aos órgãos reguladores. “Com a implementação dos voos noturnos, o Aeroporto Santa Terezinha busca aumentar sua capacidade operacional e oferecer mais opções de voos aos passageiros. Essa expansão pode impulsionar o desenvolvimento econômico e o turismo na região atendida pelo aeroporto”, falou o Gestor do Aroporto, Eglon Buraseska.

Assessoria 

Câmara de Catanduvas aprova projetos voltados para servidores públicos e estudantes















A Câmara Municipal de Catanduvas aprovou recentemente dois importantes projetos que visam beneficiar servidores públicos e estudantes do município. Os projetos, que foram aprovados por unanimidade, demonstram o compromisso do legislativo em promover medidas que impactam positivamente a comunidade local.

O primeiro projeto aprovado foi o Substitutivo ao Projeto de Lei Complementar nº 84/2023, que assegura o direito de redução de carga horária, sem prejuízo da remuneração, para os servidores públicos do Poder Executivo Municipal que possuam cônjuge, filho ou dependente com deficiência. A medida estabelece que os servidores poderão reduzir sua carga horária semanal em até 25%, com o objetivo de acompanhar e atender às necessidades dessas pessoas com deficiência. A iniciativa busca garantir a inclusão e a igualdade de condições para esses indivíduos, de acordo com os preceitos da Lei Federal nº 13.146/2015, que define as pessoas com deficiência e estabelece direitos e garantias.

“Só as pessoas que estão no dia a dia, a família, sabem a importância de você destinar um pouco mais de tempo para essas pessoas. Esse projeto diz que o Munícipio, o qual elogio pela ação, considera esses pacientes como especiais, dando direito aos funcionários que possam ter liberdade de se trabalhar semanalmente 25% a menos”, disse o vereador Shazan.

“Só destacar a importância desse projeto para os servidores públicos que têm essa necessidade. Parabenizar a Administração por ter pensado e disponibilizado esse projeto. E as pessoas que se sentirem com dificuldades e acharem que se encaixam, podem procurar seus Secretários para usufruírem desse direito. É importante destacar também que não há prejuízo nenhum na remuneração, nada de desconto, mas só a redução da carga horária”, explicou o vereador Marcelo Bandeira.

“Fizemos uma indicação ainda quando estava o suplente Rodrigo Monteiro. Justamente sobre a questão que a Administração mandasse uma lei para esta Casa regulamentando essa situação que é um direito do servidor público estabelecido em lei federal”, disse o vereador André (Deco) Atz.

O segundo projeto aprovado foi o Projeto de Lei nº 250/2023, que autoriza o Poder Executivo a conceder auxílio financeiro a estudantes matriculados no CEDUP de Água Doce. O vereador Ivacir (Fio) Moreira se absteve de votar, por ter vínculo familiar, mas disse que o projeto é de “extrema importância”. O auxílio será destinado aos alunos matriculados no Curso Técnico em Agropecuária e corresponderá a 30% da anuidade devida à Cooperativa Escola Jovens Estudantes (CEJEL). O objetivo dessa medida é auxiliar financeiramente os estudantes residentes no município de Catanduvas, incentivando o desenvolvimento da agropecuária e possibilitando que eles se formem como técnicos em agropecuária. O auxílio financeiro será repassado diretamente para a conta bancária da CEJEL, responsável pela alimentação, alojamento e manutenção da estrutura física de campo da escola técnica.

“Este é um projeto que fizemos um pedido para o Executivo. Na verdade, pedimos até mais na ajuda de custo já que o único Município que não participava financeiramente era o nosso. Pedimos 50%, mas nos responderam que como não tinha nem transporte, a Administração está ajudando com o transporte e agora com esses 30%”, disse o vereador Gerson (Mano) Magnabosco.

“Sabemos que é um auxílio para conhecimento e aprendizado. E nós precisamos disso. Precisamos de pessoas com qualificação. Se o Município tem poder financeiro, isso é de grande valia. Sem o estudo não somos nada”, disse o vereador Neilor Baldi.

Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa


Neilor Baldi solicita medidas para promover integração social, segurança e utilidade pública em Catanduvas













O vereador Neilor Baldi apresentou três indicações à Administração Municipal, visando melhorias para a comunidade de Catanduvas. Os pedidos abrangem áreas distintas, desde a promoção da integração social até a garantia da segurança nas vias públicas, além de destinar um prédio para uso da Polícia Militar.

A primeira indicação do vereador Neilor Baldi propõe que a Administração Municipal forneça uniformes para as crianças que participam dos programas do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Essa medida visa promover a integração social, igualdade de oportunidades e fortalecer os vínculos comunitários entre as crianças atendidas pelo CRAS.

Em sua segunda indicação, o vereador Neilor Baldi solicita que a Administração Municipal realize a pintura das lombadas existentes nas Ruas Acy Henrique Schaufler e Celina Leon Carl. Essa medida tem como objetivo garantir a segurança no trânsito, proporcionando maior visibilidade e sinalização adequada para os condutores e pedestres que transitam nesses locais.

A terceira indicação do vereador Neilor Baldi propõe que o prédio da antiga empresa Ello, cuja construção foi indenizada pelo Município, seja destinado ao Batalhão da Polícia Militar. Essa iniciativa atende a uma antiga reivindicação da população catanduvense e representa uma grande utilidade pública, uma vez que proporcionará melhores condições de trabalho para a Polícia Militar, fortalecendo a segurança e o combate à criminalidade no município.

“Esse prédio se encontra com uma tremenda depreciação. Essa indicação vem de encontro com essa necessidade. Gostaria que a Administração sentasse com a Polícia Militar, estruturasse o Batalhão nesse prédio que fica próximo ao Fórum e a Casan. Sabemos da real necessidade da polícia e nós cobramos mais efetivos, mais viaturas e outras coisas”, disse o vereador Neilor Baldi.

Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa

Cadeirinha salva menina de 2 anos durante acidente que destruiu carro em SC

(Fotos: PRF/Divulgação)















Uma menina de 2 anos sofreu apenas escoriações leves após um acidente envolvendo quatro veículos no domingo (28) em Joinville, no Norte. O carro em que ela estava ficou destruído mas, segundo a Polícia Rodoviária Federal, a criança escapou de ferimentos graves pois estava presa em segurança na cadeirinha.

O acidente ocorreu na BR-101, uma das estradas mais movimentadas do Estado. A mulher que estava no banco dianteiro sofreu ferimentos.

Conforme a PRF, se a criança estivesse solta ela seria violentamente projetada para todos os lados. "Mais uma vez, a correta utilização do dispositivo adequado de transporte fez toda a diferença na dinâmica do acidente para salvar a vida de uma criança", informou o órgão, em nota.

Em abril deste ano, um menino de 4 anos que também estava no dispositivo de segurança saiu ileso em um acidente com morte. O caso aconteceu em Corupá, no Norte de Santa Catarina. Na ocasião, o automóvel em que ele estava ficou parcialmente destruído.

Até maio, os policiais rodoviários de Santa Catarina já flagraram 1.035 crianças sendo transportadas sem nenhum tipo de dispositivo de retenção adequado.

Fonte: G1/SC


segunda-feira, 29 de maio de 2023

Idoso fica ferido após caminhão desandar em oficina

(Foto: Arquivo / Paulo Gonçalves Notícias)














Bombeiros de Catanduvas foram acionados por volta das 16h45 desta segunda-feira (29) para atendimento a um atropelamento na BR 282 nas proximidades do trevo de acesso à Jaborá.

Ao chegar no local, em uma oficina, a guarnição deparou-se com um idoso de 63 anos, consciente, orientado, sentado. Relatou estar trabalhando na traseira de um caminhão quando o veículo andou e o prensou contra a parede na altura do fêmur. Queixava-se de dores em ambas as pernas. Foi imobilizado em maca rígida e conduzido ao HUST para avaliação médica e exames mais detalhados.

Fonte: Corpo de Bombeiros

Trabalhador catanduvense fica ferido após queda de escada em Água Doce

(Foto: Arquivo / Paulo Gonçalves Notícias)















Um trabalhador catanduvense sofreu queda de escada com altura de quatro metros por volta das 14h30 desta segunda-feira (29) em Linha Nova Vicenza, Água Doce.

Bombeiros foram acionados e ao chegarem ao local, às margens da SC 335, encontraram o homem de 43 anos que não fazia uso de nenhum EPI (cinto de segurança e capacete). A vítima estava em decúbito dorsal, consciente e orientado. O mesmo queixava-se de dores nos arcos costais no lado esquerdo, apresentava edema e inchaço na região do ombro (possível fratura na clavícula) e queixava-se de dores na coluna vertebral e vértebras. Após imobilização e colar cervical foi encaminhado ao HUST para avaliação médica.

Fonte: Corpo de Bombeiros

Joaçaba enfrenta o Tubarão nesta terça pela Série Ouro do Catarinense













O Joaçaba Futsal inicia a semana com um importante compromisso em casa. Pela quarta rodada da Série Ouro do Campeonato Catarinense, a equipe recebe o Tubarão nesta terça-feira (30), às 20h, com o apoio da torcida no Centro de Eventos da Unoesc.

O time comandado pelo técnico Vandré da Costa soma sete pontos, é vice-líder e busca mais um resultado positivo para se manter entre os primeiros na classificação. Nas últimas rodadas, o elenco venceu o Jaraguá e o Joinville e empatou com o São Lourenço. O adversário ocupa a sexta posição na tabela.

“A expectativa é para um grande jogo, já que são duas equipes com características semelhantes. Treinamos forte nos últimos dias e temos a certeza de que estamos preparados para buscar a vitória diante da nossa torcida”, ressalta o ala Rodrigo.

Os ingressos antecipados para a partida desta terça-feira podem ser adquiridos nos pontos de venda Mega Capas e Voga Magazine. Os interessados também podem comprar pelo site: https://linktr.ee/joacabafutsal

Crianças até cinco anos não pagam e Assinantes Joaçaba Futsal têm acesso gratuito com a apresentação da carteirinha 2023.


Liga Nacional

Depois do Tubarão, o Joaçaba Futsal tem mais um duelo nesta semana pela Liga Nacional. No sábado (3), às 18h30, novamente com o apoio dos torcedores no Centro de Eventos da Unoesc, a disputa é contra o paulista Taubaté pela nona rodada.

Mayelle Hall / Comunicação Joaçaba Futsal


Tribunal mantém condenação de homem que furtou ovelha e foi denunciado pela sogra

Imagens: Divulgação/Pixabay













O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) confirmou a condenação de um homem pelo crime de abigeato, praticado em cidade do Oeste. Após não concordar em carnear uma ovelha furtada e de ser xingada pelo genro, a sogra chamou a Polícia Militar para denunciar a ocorrência. Assim, a 5ª Câmara Criminal ajustou a pena do acusado para um ano, seis meses e 20 dias de reclusão, além do pagamento de sete dias-multa, em regime semiaberto, em razão da reincidência em crime da Lei Maria da Penha.

Segundo a denúncia do Ministério Público, em abril de 2020, o acusado e o seu sogro consumiam bebidas alcoólicas quando sumiram e retornaram com uma ovelha. Eles pediram ajuda para as suas esposas, que se negaram a colaborar. Bêbados, os homens começaram a xingar as mulheres. Indignada com a situação, a sogra ligou para a Central de Emergência e denunciou o fato. Quando a polícia chegou ao local, os homens já haviam deixado a residência.

Com a versão de que caçavam e mataram a ovelha do vizinho sem querer, o sogro do acusado procurou a vítima e efetuou o pagamento de R$ 400, que foi o valor do animal a época. O proprietário informou para a polícia que os animais ficavam presos e nunca nenhuma ovelha escapou. Tanto que apenas uma ovelha desapareceu de um rebanho de 42 animais. Assim, a tese de que ambos caçavam não prosperou. O genro foi condenado à pena de dois anos, seis meses e 29 dias de reclusão, em regime semiaberto.

Inconformado com a sentença, o acusado recorreu ao TJSC. Pleiteou a absolvição por ausência de dolo na conduta, uma vez que matou a ovelha por acidente. Subsidiariamente, requereu o afastamento da causa de aumento relativa ao furto cometido durante o repouso noturno, pois nenhuma das testemunhas ouvidas em juízo confirmou o horário aproximado em que o delito teria ocorrido, além de que o Ministério Público não requereu o reconhecimento da causa de aumento.

O apelo foi parcialmente provido para afastar o aumento pelo furto noturno. “Assim, tem-se que os relatos das informantes no sentido de que teriam acionado a polícia justamente por se recusarem a carnear um animal pertencente a outra pessoa, corroborados pelas palavras do policial que confirmou ter sido este o motivo da ocorrência que atendeu, bem como a narrativa da vítima de que trancou suas ovelhas pela noite e, na manhã seguinte, verificou que a porta do potreiro estava aberta e que uma ovelha havia desaparecido, são suficientes a atestar o dolo do acusado em subtrair o animal”, anotou o relator. A decisão foi unânime.

Fonte: TJSC

Semana com vento sul e temperatura amena












Segunda-feira (29/05):

Tempo: do Extremo Oeste ao Meio-Oeste, sol com tempo mais seco. Nas demais regiões, muitas nuvens a encoberto, melhorando com diminuição da nebulosidade no decorrer do dia.

Temperatura: não sobe muito durante o dia, com máximas entre 18ºC e 20ºC, na maior parte das regiões.

Vento: sul a sudeste, com variações de nordeste do Extremo Oeste ao Meio-Oeste, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão (massa de ar frio) no Sul do Brasil.


Terça-feira (30/05):

Tempo: o sol aparece em SC, com mais nuvens na Grande Florianópolis e norte do Estado. Condição de chuva fraca entre a tarde e noite, do Oeste ao Meio-Oeste, na Grande Florianópolis e Litoral Norte.

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer e um pouco mais elevada durante o dia.

Vento: nordeste, com variações de sudeste no Litoral, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão (massa de ar frio) perde força e desloca-se para o oceano. Cavado no oeste de SC e circulação marítima e no litoral.


Quarta-feira (31/05):

Tempo: do Extremo Oeste ao Meio-Oeste, sol com pancadas de chuva isolada entre a tarde e noite. Nas demais regiões, muitas nuvens a encoberto, com chuva mais persistente na Grande Florianópolis e norte do Estado, devido a uma baixa pressão entre o litoral de SP e de SC, favorecendo a circulação marítima.

Temperatura: mais elevada no oeste de SC.

Vento: sul a sudeste, com variações de nordeste do Extremo Oeste ao Meio-Oeste, fraco a moderado.


Quinta-feira (01/06):

Tempo: na madrugada e manhã, muitas nuvens a encoberto em SC, com chuva fraca na Grande Florianópolis e norte do Estado. No decorrer do dia, o tempo melhora com sol em todas as regiões.

Temperatura: diminui no decorrer do dia, com a entrada de outra massa de ar frio em SC.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no sul e litoral de SC.


Sexta-feira (02/06):

Tempo: na madrugada e manhã, muitas nuvens a encoberto em SC, com sol em todas as regiões no decorrer do dia.

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer e amena durante o dia.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.


Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

domingo, 28 de maio de 2023

Colisão envolve três veículos e deixa duas adolescentes feridas na SC 355 em Catanduvas
















Bombeiros de Catanduvas foram acionados por volta das 17h20 deste domingo (28) para atendimento a uma colisão envolvendo três veículos na SC 355 entre Catanduvas e Água Doce.

No VW/Fox haviam dois ocupantes que não se feriram e permaneceram no local. O condutor do Fiat/Uno apresentava ferimentos leves mas recusou atendimento e também permaneceu no local.

O condutor do VW/Gol nada sofreu e recusou atendimento. No veículo ainda haviam mais três ocupantes, sendo uma adolescente de 17 anos que encontrava-se deambulando no local, consciente e orientada, relatava fortes dores na região da clavícula esquerda. A vítima foi imobilizada em maca rígida com colar cervical. Também no banco traseiro havia uma adolescente de 13 anos que encontrava-se deambulando no local, consciente e orientada, sinais vitais estáveis, relatava fortes dores na região do úmero direito. Foi protocolada em maca rígida com colar cervical. Ambas as vítimas foram conduzidas ao HUST em Joaçaba.

O carro era ocupado também por um jovem de 19 anos que nada sofreu e assinou recusa de atendimento. Ele acompanhou as menores até o hospital.

A Polícia Militar prestou auxílio na ocorrência até a chegada da Polícia Militar Rodoviária Estadual.

Fonte: Corpo de Bombeiros

sábado, 27 de maio de 2023

Funerária Catanduvas / Nota de Pesar

















A Funerária Catanduvas e a família de Oliveira e Anhaya, com pesar, comunicam o falecimento de Sebastião Anhaya, 59 anos, morador de Catanduvas, ocorrido nesta sexta-feira(26) no Hospital Universitário Santa Terezinha em Joaçaba. 

O corpo está sendo velado na Capela Mortuária de Catanduvas. Celebração de despedida às 14:30 deste sábado (27), logo após, sepultamento no Cemitério Municipal  de Catanduvas.

Nossos sentimentos aos familiares.



Chuva persistente e volumosa neste domingo (28)

(Foto: Ilustrativa / Reprodução)












Ao longo do domingo (28), a atuação de uma frente em Santa Catarina, mantém o tempo fechado, com ocorrência de chuva persistente e volumosa, principalmente em áreas do Meio-Oeste ao litoral. São esperados volumes significativos de chuva, que podem ocorrer em um curto período de tempo, especialmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. também não se descartam pancadas de chuva e temporais isolados em todo o estado, em função da passagem do sistema. O risco para ocorrências associadas a alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais é moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde do mapa. 

Elaborado em: 26/05/2023 às 21:00 – N° 080/2023

Meteorologistas: Nicolle Reis e Ana Luiza Dors Wilke

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Governo suspende oito lotes de vacina animal contra Leishmaniose

(Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil)











O Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou a suspensão da fabricação e venda da vacina Leish-Tec, contra a doença Leishmaniose. A justificativa é evitar riscos à saúde animal e humana. A decisão vale para 8 lotes da vacina e foi tomada depois de uma fiscalização que identificou a possibilidade de riscos à saúde.

As fiscalizações ocorrem em fábricas de produtos veterinários, de forma rotineira. O objetivo é verificar as práticas de fabricação, controle de qualidade e os relatos de eventos adversos enviados para os fabricantes.

De acordo com a pasta, a empresa fabricante já iniciou o recolhimento dos lotes em questão, que são: 29, 37 43, 44 e 60, de 2022; e os lotes 004, 006 e 17 de 2023. Esses produtos apresentam teor de proteína chamada A2, abaixo do mínimo exigido.

A chamada leishmaniose visceral é uma doença animal e causa grave problema para toda a saúde pública. Essa zoonose é transmitida para animais e até humanos, através da picada de insetos fêmeas infectadas. Esses vetores são conhecidos popularmente como “mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui”, entre outros. No Brasil, as transmissões mais comuns ocorrem com os mosquitos-palha.

Fonte: Agência Brasil

Radioterapia do HUST começará a funcionar no mês de junho













Cinco de junho de 2023, esse será o dia em que iniciarão os atendimentos na Radioterapia do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), em Joaçaba. A data foi divulgada depois que, na terça-feira (23), a Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação autorizou a operação.

A permissão possibilitará que a unidade passe a realizar 35 sessões de radioterapia/dia via Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos no espaço, que já está com o mobiliário adquirido e conta com profissionais contratados, acontecerão em dois períodos, manhã e tarde, o que trará mais comodidade aos pacientes que até então se deslocavam a Chapecó para realizar os procedimentos.

Com o novo serviço, a Instituição também ampliará o número de cirurgias oncológicas realizadas. Desde 2007, o HUST é referência em Alta Complexidade em Oncologia pelo SUS, na Macrorregião de Saúde do Meio-Oeste Catarinense. A construção do Complexo de Radioterapia em Joaçaba faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde e teve investimento de mais de R$ 14,1 milhões. A estrutura fica em um terreno disponibilizado pela Fundação Universidade Oeste de Santa Catarina (Funoesc), nas proximidades do campus 1 da Unoesc.

— A agenda de atendimentos está sendo organizada, e os pacientes serão redirecionados. Estamos muito felizes por poder realizar todo o ciclo de tratamento do câncer aqui em Joaçaba. Isso é um ganho inestimável para a região — afirmou o diretor geral do HUST, Doutor Jovani Steffani.

O espaço tem 3,3 mil m² de área urbanizada e conta com recepção, três consultórios, sala para atendimento de pacientes que necessitem de observação, salas de controle e de curativos, espaço para colaboradores e espaço onde está localizado o acelerador nuclear, aparelho que não emite radiação quando não está em uso e também não gera resíduos radioativos.













Assessoria de Imprensa

Final de semana com frente fria, frio e chuva















Sexta-feira (26/05):

Tempo: predomínio de sol entre nuvens em SC.

Temperatura: elevada e acima de 30°C em alguns municípios.

Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul (50 a 70km/h) e mais intenso no Planalto Sul em função da altitude.

Sistema: alta pressão (massa de ar seco) em SC. Frente fria chega ao sul do RS.


Sábado (27/05):

Tempo: predomínio de nuvens em SC, com chuva no decorrer do dia do Extremo Oeste ao Litoral Sul e a partir da tarde nas demais regiões, devido a chegada de uma frente fria. Risco de temporais localizados, especialmente na divisa com o RS.

Temperatura: amena do Oeste ao Sul, com maior elevação de Florianópolis ao norte de SC. No fim do dia declínio em todo o estado.

Vento: nordeste/noroeste a sul, fraco a moderado, com rajadas associadas aos temporais.


Domingo (28/05):

Tempo: instável com céu encoberto e condição de chuva com trovoadas isoladas, a qualquer hora do dia, devido a frente fria próxima do litoral de SC.

Temperatura: baixa devido a chegada de uma massa de ar frio e à chuva.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado, com rajadas intensas no Litoral.


Segunda-feira (29/05):

Tempo: predomínio de nuvens em SC, com chuva especialmente no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte na madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia.

Temperatura: baixa devido a uma massa de ar frio e à nebulosidade.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas na madrugada.


Terça-feira (30/05):

Tempo: predomínio de nuvens em SC, com chuva especialmente no início e final do dia no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte, com sol entre nuvens no decorrer do dia.

Temperatura: baixa devido a uma massa de ar frio e à nebulosidade.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.


Marcelo Martins – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Tribunal confirma condenação a falso sobrinho que subtraiu R$ 40 mil de idosa

Imagens: Divulgação/Pixabay












A 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina manteve condenação de homem por crime de abuso de incapaz praticado contra idosa e seu filho, portador de deficiência mental. A pena foi fixada em dois anos e quatro meses de reclusão, mais pagamento de 11 dias-multa. A decisão de origem é da Vara Criminal da comarca de Joaçaba.

Segundo os autos, em setembro de 2017, o homem tentou por diversas vezes se apropriar de bens da idosa ao se passar por sobrinho dela. Em uma das ocasiões, a senhora de 80 anos foi levada a uma financeira, onde o homem a induziu a realizar quatro empréstimos que totalizaram mais de R$ 17 mil. Após a liberação do valor na conta da idosa, o homem se valia de outros meios ilícitos para se apropriar da quantia. O réu também se aproveitava do filho da vítima, deficiente mental, ao levá-lo igualmente para realizar empréstimos no banco.

Ainda naquele mês, o homem convenceu a idosa a entregar seus cartões bancários e senhas, com o pretexto de ajudar no saque da aposentadoria da vítima. O réu, então, se apropriou dos valores e realizou novos saques e transferências indevidas. Após desconfiança a respeito da postura esquiva do homem, a idosa foi ao banco e descobriu todo o golpe. O prejuízo das vítimas devido às movimentações bancárias ilegais, em duas contas, totalizou R$ 40.300.  Em recurso de apelação, o réu pugnou pela absolvição do crime de estelionato por ausência de provas e de dolo.

Em seu voto, o desembargador relator da matéria ressaltou que o réu tinha conhecimento da debilidade mental de uma das vítimas. “Pois como bem salientou o magistrado sentenciante, 'o réu convivia há tempo com os ofendidos e estava ciente da incapacidade absoluta da vítima para os atos da vida civil e, mesmo assim, aproveitou-se da situação, fazendo com que ela praticasse ato suscetível de produzir efeito jurídico em prejuízo próprio, de modo que está perfectibilizada a conduta típica descrita no art. 173 do Código Penal'”, anotou. O magistrado destacou que, “devidamente comprovada a materialidade e autoria delitiva, bem como a adequação típica do crime de abuso de incapaz, não há como acolher a pretensão absolutória”. A decisão foi unânime.

Fonte: TJSC

quinta-feira, 25 de maio de 2023

Governo anuncia redução de até 10,96% no preço de carros novos

(Foto: Reuters)












O governo federal anunciou nesta quinta-feira (25) a redução de impostos com o objetivo de diminuir o valor final de carros novos no Brasil. A medida será possível com a redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Programa de Integração Social e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (PIS/Cofins) para a indústria automotiva.

Os descontos que incidirão sobre o valor dos veículos irão de 1,5% a 10,96%, de acordo com critérios de preço, eficiência energética e densidade industrial no país. A medida vale para carros de até R$ 120 mil.

Contudo, ainda não há definição de qual será o nível de redução das alíquotas e como o governo compensará o benefício. A medida está em discussão no Ministério da Fazenda, que terá 15 dias para apresentar os parâmetros que serão usados na edição de um decreto (para reduzir o IPI) e de uma medida provisória (MP) (para reduzir PIS/Confins) que será encaminhada para aprovação do Congresso Nacional.

As informações foram dadas pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, após reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com representantes de entidades de trabalhadores e fabricantes do setor automotivo, no Palácio do Planalto, em Brasília.

No encontro, Lula e Alckmin discutiram medidas de curto prazo para ampliar o acesso da população a carros novos e alavancar a cadeia produtiva ligada ao setor automotivo brasileiro, visando à renovação da frota no país. Segundo o vice-presidente, os benefícios serão temporários, para este momento de ociosidade da indústria.

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o preço final ao consumidor pode cair para menos de R$ 60 mil, conforme a política de cada montadora. Atualmente, não é possível comprar um carro popular por menos de R$ 68 mil. O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, explicou que é importante que o benefício seja de pelo menos 12 meses, para melhor planejamento e investimentos da indústria.

Segundo Leite, os descontos serão imediatos após a publicação da MP e do decreto e incidirão, inclusive, sobre os veículos que já estão nos pátios das montadoras.


Critérios

Alckmin explicou que haverá uma metodologia para aplicação dos descontos, que levarão em conta três critérios. O primeiro é a questão social, do preço do carro. “Hoje o carro mais barato é quase R$ 70 mil. Então, queremos reduzir esse valor”, disse. “O carro, quanto menor, mais acessível, maior será o desconto do IPI e PIS/Cofins. Então, o primeiro item é social, é você atender mais essa população que está precisando mais.”

O segundo critério é a eficiência energética, “é quem polui menos”. “Então, você premia e estimula a eficiência energética, carros que poluem menos, com menor emissão de CO2 [gás carbônico, gases de efeito estufa]”, disse.

Para Márcio de Lima Leite, da Anfavea, de modo geral, com a renovação da frota, já haverá ganhos ambientais para o país, uma vez que um veículo usado pode emitir 23 vezes mais gases de efeito estufa que um carro novo.

E, por fim, o critério da densidade industrial. “O mundo inteiro, hoje, procura fortalecer a sua indústria. Então, se eu tenho uma indústria [em] que 50% do carro é de peças [fabricadas no Brasil] e feito no Brasil e o outro é 90%, isso vai ser levado em consideração”, explicou Alckmin.

Segundo o vice-presidente, o Brasil vem sofrendo um processo de desindustrialização e, por isso, o poder público deve fazer um esforço de recuperação para aumentar a competitividade e reduzir o Custo Brasil. “É o que chamamos de neoindustrialização”, disse.

Custo Brasil é um termo que descreve o conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas que encarecem e comprometem novos investimentos pelas empresas e pioram o ambiente de negócios no país. Ou seja, é a despesa adicional que as empresas brasileira têm de desembolsar para produzir no Brasil, em comparação com os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Em estudo realizado pelo governo federal em parceria com o Movimento Brasil Competitivo, em 2019, o Custo Brasil foi estimado em R$ 1,5 trilhão, ou 22% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país).

Entre outras medidas, o governo aposta na reforma tributária, em discussão no Congresso Nacional, para redução desse custo.


Crise na indústria

De acordo com Márcio de Lima Leite, o setor automotivo trabalha hoje com 50% da sua capacidade instalada “É um dos menores números e um dos piores meses da indústria automotiva, mercado que representa 20% do PIB industrial.

A produção de veículos aumentou 8% no primeiro trimestre do ano em comparação com o mesmo período de 2022. Segundo balanço divulgado em abril pela Anfavea, foram fabricadas 496,1 mil unidades nos primeiros três meses deste ano.

Apesar de o número representar alta em relação ao ano passado, na ocasião, Leite lembrou que o primeiro trimestre de 2022 foi o pior resultado da indústria automobilística desde 2004. “Nós estamos repetindo em 2023 o pior trimestre desde 2004”, disse, ao comparar os dados da produção em 2022 e em 2023.

Hoje, o presidente da Anfavea destacou que, neste ano, houve 14 momentos de paralisação de fábricas, em razão da falta de semicondutores (insumo importante para o setor) e do problema de oferta que ainda vem da crise provocada pela pandemia de covid-19.

“Nesse momento, as montadoras têm reafirmado a crença no Brasil, e nós estamos investindo R$ 50 bilhões, um dos maiores ciclos de investimento da indústria automotiva. Nós acreditamos na competitividade e estamos fazendo um trabalho, junto com o governo, para retomada, para que o mercado tenha um aquecimento”, disse, em conversa com jornalistas, após a reunião no Palácio do Planalto, citando ainda a retomada da oferta de empregos no setor.


Crédito para exportação

Outra medida que deve beneficiar o setor automotivo foi anunciada hoje pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante. O banco abrirá uma linha de crédito de R$ 2 bilhões só para produtos de exportação, financiados em dólar.

Mais R$ 2 bilhões estarão disponíveis para que empresas exportadoras realizem investimentos na modernização da sua linha de produção.

“Isso é uma medida extremamente urgente, relevante e que o setor tem visto com bons olhos”, disse o presidente da Anfavea.

Fonte: Agência Brasil

Melhora do tempo no fim de semana em SC

Quinta-feira (21/11): Tempo: no leste de SC, predomínio de nuvens e chuva persistente, especialmente no Litoral. No oeste, chuva com trovoad...