segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Futuro do hospital é assunto de Audiência Pública em Catanduvas

A Administração Municipal de Catanduvas, buscando melhorar ainda mais o atendimento à população, realizou na última sexta-feira, dia 26, uma Audiência Pública, nas dependências da Câmara de Vereadores, para debater sobre o futuro do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Varias autoridades municipais e regionais estiveram presentes: O Prefeito Dorival Ribeiro dos Santos, mesmo estando de férias fez questão de participar, assim como o Prefeito em Exercício Paulo Constante Fuga, o Gerente Regional de Saúde Orlando Fávero, Secretários Municipais, Vereadores, Profissionais da Secretaria de Saúde, além de lideranças da comunidade debateram sobre o hospital. A participação da população atingiu a expectativa, uma vez que o local de realização ficou lotado.

A Secretária de Saúde do município, Vanessa Funez, e o Prefeito em exercício, Paulo Constante Fuga, deram início à audiência fazendo um breve resumo da situação atual do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Destaque para os seguintes pontos: 

• Foi gasto aproximadamente 1,8 milhão de reais em 2017 (o gasto mensal passa da casa dos 200 mil reais);

• Em 2017 foram cerca de 16 mil atendimentos, onde apenas 227 foram encaminhados para outros hospitais.

Três possíveis soluções para o Hospital foram apresentadas. A Primeira opção seria a continuação dos serviços da maneira que está, contratando os profissionais que faltam, também colocando em dia o Alvará Sanitário, para que se possibilite a volta dos internamentos. A segunda opção seria a transformação do hospital em um Pronto Atendimento 24 horas. E a terceira opção seria a terceirização do Hospital. Para os presentes a terceirização dos serviços é a melhor opção.

A Administração Municipal já manteve contato com alguns possíveis interessados em administrar o Hospital, como o Instituto Santé de São Paulo, o Hospital São Camilo de Concórdia entre outros.

Os Vereadores e a Assessoria Jurídica expuseram suas opiniões, prós e contras da terceirização e os padrões que serão estabelecidos caso haja uma seleção. A qualificação profissional, qualidade do atendimento e tempo de experiência na área serão fatores essenciais que constarão no edital. 

Orlando Fávero, gerente de Saúde da Regional de Joaçaba, ressaltou a importância da Audiência Pública: “é uma discussão muito importante, é necessário estudar muito bem e discutir da melhor forma possível, para que haja um melhor atendimento a população”. Orlando ainda colocou a gerencia Regional de Saúde a disposição para colaborar em tudo que for necessário. 

A Secretaria finalizou a Audiência, agradecendo a presença e a contribuição de todos: “é muito gratificante ver que todos estão empenhados para que nosso Hospital funcione da melhor forma possível. A equipe de saúde é muito importante nesse momento, nossa população merece um atendimento de qualidade com eficiência, agradeço a presença de todos e coloco-me a disposição para possíveis dúvidas e novas sugestões.” 

Até um desfecho da situação, o Hospital continuará a funcionar normalmente.


Ana Maria Andreis - Assessoria de Comunicação






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em operação inédita e bem sucedida, serviço aeromédico do SAMU realiza transporte duplo de gestantes

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom O aeromédico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou, nesta última quarta-feira, 8, ...