A Câmara de Vereadores de Catanduvas realizou, nos dias 9 e 10 de novembro, duas audiências públicas que trouxeram à discussão temas relevantes para a comunidade local.
Audiência sobre a carência de Mão de Obra especializada:
Na quinta-feira (9), a primeira audiência, proposta pelo vereador Neilor Baldi, focou na falta de mão de obra especializada em Catanduvas. O evento contou com a participação ativa da comunidade, empresários e estudantes. Durante os debates, destacou-se a importância de os jovens aprimorarem a apresentação dos seus currículos e buscar não somente o aspecto financeiro nos seus primeiros empregos. Outro ponto central foi a busca por formas de incentivar os empresários a contratarem jovens sem experiência, promovendo uma abordagem mais inclusiva no mercado de trabalho local, bem como parcerias (através das emendas impositivas) entre a Câmara e organizações para oferecer cursos de capacitação à população. Alguns empresários também compartilharam a palavra, falando sobre como o mercado está atualmente, assim como deram dicas valiosas principalmente para os jovens sobre como entrar no mercado de trabalho e algumas áreas que estão em alta.
“O objetivo dessa audiência é para debatermos juntos a necessidade de solução sobre a dificuldade relacionada a contratação de mão de obra em nosso município. São pontos necessários deste debate: a dificuldade de mão de obra especializada, a exigência de experiência para o primeiro emprego, a importância de apoio empresarial ou público e proporcionar cursos profissionalizantes para atender a demanda atual do nosso Município”, disse o vereador Neilor.
Audiência sobre a duplicação da BR-282:
Já na sexta-feira (10), a segunda audiência, proposta pelos vereadores Toninho Ozório e Shazan, concentrou-se na discussão sobre a duplicação da BR-282. Os perigos da rodovia foram minuciosamente debatidos, assim como as ações que os poderes Legislativo e Executivo estão empreendendo para solucionar os desafios apresentados pela via.
Principais pontos discutidos que foram trazidos pelo vereador Shazan:
Vargem Bonita a Joaçaba (KM 397):
Necessidade de rotatória na entrada da Vera Cruz e entrada do Marmeleiro, futuro distrito industrial.
KM 415 (Descendo sentido Joaçaba):
Necessidade de rotatória, trevo ou redutor de velocidade no acesso à empresa Jacutinga e Parque De Lucca.
KM 412 (Próximo à empresa Picinatto):
Reivindicação de redutor de velocidade, segunda e terceira faixa para acesso à empresa, além de parapeitos devido a acidentes.
KM 411 (Entrando no perímetro urbano):
Modificação do trevo de acesso ao Posto Begnini e BRF sentido Água Doce, Treze Tílias, com projeto futuro de elevado.
Melhorias na sinalização em pontos estratégicos como o Posto Gemelli e Pizzaria do Vitor.
KM 409 (Entrada ao Clube 13 de Julho e Loteamento Casagrande):
Urgência de sinalização, redução de velocidade e construção de terceira faixa em ambos os lados.
KM 407:
Necessidade de sinalização/lombadas e terceira faixa nos dois lados da BR devido ao aumento de empresas na região, incluindo do Sr. Volmir Flores, na saída da antiga Tapera e o acesso a empresa Tarantela, dentre outras.
O Vereador Odair (Shazan) Gabrielli enfatizou os pontos críticos e a necessidade de medidas imediatas, incluindo sinalização e redução de velocidade.
O Vereador Antonio Ozório Netto expressou a relevância do tema em discussão, destacando que em 1971 iniciaram-se os trabalhos de asfaltamento na BR 282, o que foi benéfico para a cidade. Durante uma reunião na Federação de Transporte, o Superintendente do DNIT, Alysson Andrade, apresentou os investimentos planejados para a BR 282, aproximadamente um bilhão de reais. Projetos de Santa Catarina foram priorizados, com previsão de início dos investimentos no próximo ano, iniciando no trevão do Irani.
O Prefeito Municipal, Dorival Ribeiro dos Santos, destacou várias ações realizadas em prol da BR 282. Informou que protocolaram um ofício no DNIT em 7 de novembro, que vai receber um adendo agora após a audiência. Em outubro, participou de uma reunião em Joaçaba com o Superintendente do DNIT e prefeitos da região. O Secretário de Infraestrutura, Everaldo, mencionou diversas tentativas de contato e reuniões com o DNIT para melhorias, incluindo operações tapa buraco, limpeza, pintura e sinalização.
Ambos os eventos proporcionaram espaços democráticos para a expressão de ideias e a construção coletiva de soluções para questões cruciais enfrentadas pela comunidade catanduvense. A Câmara reitera seu compromisso em promover diálogos significativos que impulsionem o desenvolvimento e a qualidade de vida no município.
Você pode encontrar as duas audiências completas no Facebook da Câmara de Catanduvas (facebook.com/camaravereadorescatanduvas)
Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário